PELO MUNDO

NOS ÚLTIMOS ANOS, ESTIVE EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA, EUROPA E ÁFRICA PARA FALAR SOBRE PROJETOS CULTURAIS E PEDAGÓGICOS REALIZADOS NA PERIFERIA, PRINCIPALMENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS  DA CIDADE. 
ARGENTINA, URUGUAI, CHILE, CABO VERDE, HUNGRIA, FRANÇA, PORTUGAL, SÃO ALGUNS DESSES PAÍSES. 

RELATÓRIO DE AGENDA EXTERNA – URUGUAI - MONTEVIDÉU

   Na ultima quarta-feira, 16 de Agosto, o diretor de cultura Tiago Ortaet, o chefe de divisão do conservatório de música, Fábio Bonvenutto e o assessor Rodrigo Marcelo foram à cidade de Montevidéu cumprir agenda com o ministério da educação e cultura – MEC do Uruguai. O convite oficial foi realizado por ocasião do trabalho de inclusão realizado no conservatório de Guarulhos com objetivo de compartilhamento de ambas gestões públicas no que se refere ao desenvolvimento de políticas de base para crianças e jovens com necessidades especiais.

    A agenda contou com visita ao Teatro Solis para acompanhamento de apresentação da Orquestra Juvenil Del Sodré com os projetos culturais/sociais grupo de percussão “AGUANTE BEETHOVEN” formado por pessoas surdas, hipoacústicas e implantados cocleares e “GUITARRAS E VOZES DE MUSIBRAILLE” formado por pessoas cegas e de baixa visão; ambos os grupos pertencentes ao programa FÁBRICAS DE CULTURA/MEC; projeto referência do país. Os coordenadores do programa Daniel Pollo Piriz, Berta Pereira, Raul Garcia e Marcelo de Paulo receberam a comitiva de Guarulhos, fomentaram amplo debate e troca de experiências e firmaram parceria para trabalhos futuros; tendo em vista que o maestro Fábio Bonvenutto, que há três anos compartilhou suas vivências sobre o projeto “Música do Silêncio” realizado em Guarulhos, ministrou capacitação para esses mesmos profissionais uruguaios que atualmente desenvolvem o projeto de inclusão no país.

     A agenda oficial ainda contou com visitação à sede do MEC, entidade governamental que trabalha com o eixo de EDUCAÇÃO E CULTURA integradas, como também preconizado pela SECEL de Guarulhos; visita ao ateliê de artistas uruguaios, aos estúdios públicos de música, à escolas públicas de educação básica, à casa nacional da juventude, ao ministério do desenvolvimento social e às fábricas de cultura; ocasiões em que a gestão pública guarulhense expôs seus objetivos frente ao modelo de ateliês compartilhados, ocupação e otimização dos espaços públicos e estúdios populares como precedem o eixo 3 do plano de governo do prefeito Guti, bem como ações de fortalecimento da cultura inclusiva.

   Outra agenda bastante importante foi a visitação ao museu do Carnaval, o único museu do mundo dedicado à maior festa popular do planeta. A equipe guarulhense fez um panorama do carnaval da cidade e apreciou os planejamentos para o carnaval do Uruguai.
    Observação: Vale ressaltar que essa viagem oficial não foi custeada pelos cofres públicos, os servidores Tiago Ortaet, Fábio Bonvenuto e Rodrigo Marcelo custearam transporte, hospedagem e alimentação.

Algumas das parcerias firmadas: CONQUISTAS PARA A CULTURA DA CIDADE DE GUARULHOS

1) Observatório Cultural com países da América Latina a partir dos resultados do Programa CulturAtiva
2) Acordo de intercâmbio cultural com o grupo performático musical "AGUANTE BEETHOVEN" em políticas públicas para inclusão através da arte
3) Planejamento de Seminário Internacional de compositores musicais para 2018. 
4) analisar e adaptar projeto "Recreio-aberto" das escolas públicas uruguaias para a realidade guarulhense, através de parcerias entre cultura e escola360
5) Uma mostra de produção audiovisual guarulhense no Uruguai e uma mostra de películas uruguaias em Guarulhos. 
6) Aproximação de projetos socio-culturais em comunidades vulneráveis, outro foco do ministério da educação e cultura em Montevidéu.
7) Doação de livros de escritores uruguaios aos alunos do curso de espanhol da SECEL
8) Mostra fotográfica "BAMO-ARRIBA" sobre estéticas urbanas
9) Revisão de procedimentos de contato com pessoas idosas
10) Vinda do Coordenador Executivo da Secretaria Nacional de Acessibilidade para Inclusão do governo uruguaio à Guarulhos
11) Ida do nosso núcleo de inclusão do conservatório de música à Montevidéu





Em 2012 fui convidado à levar minha exposição "E...ternos - entre presenças e ausências" para curadoria do Professor Doutor (filosofia da arte) Fabiano Torres que foi realizada na Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual - APECV na cidade do Porto. Na ocasião palestrei sobre arte na Universidade do Porto e participei do lançamento do Livro de minha co-autoria "A PROCURA DE RENOVAÇÕES DE ESTRATÉGIAS E DE NARRATIVAS SOBRE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA"






















Ainda em 2012 estive na França para um rápido intercâmbio cultural nos museus da cidade.



No ano de 2011 fui aprovado pela comissão científica do encontro mundial de Arte/Educação 33º INSEA WORLD CONGRESS realizado na cidade de Budapest na Hungria; na oportunidade explanei sobre os projetos desenvolvidos por mim e meus alunos na escola publica de Guarulhos.














No ano de 2010 eu e uma comitiva de pesquisadores brasileiros fomos até o continente africano no arquipélago de Cabo Verde para debater as relações da Arte/Educação nas organizações formais e não formais de ensino. Na ocasião que contou com a importantíssima participação da pesquisadora Professora Doutora Ana Mae Barbosa, vários temas foram discutidos na perspectiva de aprofundamento de embasar projetos realizados, dentre eles, a Trupe Ortaética de Teatro Comunitário e o Blog Continental Cultural.












Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES